Após alguns ensaios - este espaço renasceu! Esta será a noxa nova casa migox e colegas... sejam Bem-Vindos

Monday, November 20

Moldar um sólido metálico

Dei por mim a pensar.. a que facto se deve uma subita necessidade de deixar marcados pensamentos? e, por ixo, para dar resposta a essa questao voltei com um novo esboço!, ainda nao sei a resposta, mas estou confiante na sua revelacao. Porque escreverao as pessoas? nao me parece que se prenda só com o gozo de leitura de possíveis consumidores. Sera o homem um bicho tao individualista ao ponto que queira deixar uma marca duma sua capacidade? acho que também vou excluir esta hipotese, pelo simples facto, de que se assim fosse, o leitor rapidamente aperceber-se-ia dessa traicao, e como bom vingador dum modo ainda mais rápido colocaria o escrito no papelao, isto se merecesse uma dignidade capaz de nao o largar no lixo comum. Hmm... é claro que os motivos tambem dependem do escritor, cada um tem a sua personalidade, mas como ixo iria estragar a minha logica de raciocinio, e como nao gosto de gastar a tecla 'back' vamos dar um salto criando uma barreira de abstraccao e descobrir o que leva uma entidade a escrever, a cantar ou a produzir musica... quais as razoes que estao por detras do fabrico da arte.

Percorri ao ar gelido do entardecer o caminho montanhoso que me levava á casa do meu filho, olhei as minhas maos enrugadas, estremeci quando revi a minha idade - porque penso que sou algo que nao sou, ou sera que o meu corpo é que é algo que nao sou! A casa estava vazia, nao me preocupo, consola-me pensar que ele estara, neste momento, apreendendo o mundo la fora, adquirindo experiencia, sinto uma especie de comocao para com ele, nao me preocupa saber com quem esta, ja leguei todo o meu saber, inundei-o em teoria e, por vezes, cheguei a ser severo. Ganhei rugas de afecto, mas agora é melhor deixa-lo ir, escolher o seu caminho... olho pela janela, vejo-o afastar-se errante a alguns quilometros.

Estou melhor, consigo perscutar o mundo com uma nova clareza. Percebo que a personalidade de cada um nao so esta nas nossas accoes, mas tambem na forma como apreendemos a realidade - e é ixo que é mágico, porque intimo, e ninguem poderá, em momento algum, desvendar exas emocoes! Mas quando essas sensacoes transbordam ha uma ansia de partilha, estamos cansados que nos vejam de uma forma comum, queremos mostrar um pouko do que sentimos quando apreendemos a realidade...
e, por isso, cantamos (reinvindicamos a nossa personalidade), escrevemos e fazemos arte. Arte significa individualidade, egoísmo, prazer, intimidade e acima de tudo uma tentativa marcada ou desesperada de demarcacao do eu derivada dum copo cheio de sensacoes especiais, intimas e magicas... Ja me despojei dalgumas sensacoes, contudo a água continua a transbordar, nao te preocupes, ja me conformei com isso!

3 Comments:

Blogger O Gigante Egoísta said...

aquilo que eu crio, ou melhor, o acto de criar, em mim, serve para «pôr fora» de mim aquilo que vou criar. eu escrevo um poema e, ao escrevê-lo, ponho-o fora de mim. é como uma depuração. na essência, a arte deriva do intimismo, mas no momento em que se consuma, perda a dimensao intimista e passa ao domínio público, tendo sido como que exorcizada do meu interior. a questao que surge agora é «porque é que há essa necessidade de pôr as coisas cá fora?» =)

9:42 PM, November 22, 2006

 
Blogger António said...

bem...a razao porque as vezes escrveo e mesmo por akilo k anda ca dentro pra fora...tb n percebo pk nos sentimos mlhres cm isso, partilha?
n sei...mas gostava...
abraxo rapax!

2:41 AM, December 18, 2006

 
Anonymous Anonymous said...

Hoje acabei de ler tudo o que este blog tem ;)
Tá muito bom amigo espero que recomeces novamente a trabalhar neste teu "cantinho virtual"...abraço grande pra tu.

1:17 AM, December 26, 2006

 

Post a Comment

<< Home